domingo, 11 de setembro de 2011

Aonde eu estava no dia 11 de Setembro de 2001

Este ano tem um ar diferente, afinal são 10 anos do atentado e depois de muita discussão e controvérsia o memorial vai ser inaugurado hoje em Nova York.
Todos os anos no trabalho a mesma pergunta. Aonde eu estava  no dia 11 de setembro de 2001? Todo mundo tem uma história pra contar.Essa é a minha.
Eu estava na Flórida em Orlando esperando meu marido sair da aula na UCF. De repente alguém sai da sala aos prantos falando ao telefone. Alguns minutos depois o professor recebe o comunicado de cancelar a aula e diz a todos os alunos "hoje o mundo que vocês conheciam mudou". Rapidamente o campus da universidade se esvaziou com as aulas suspensas. Fomos para o estacionamento e seguimos para casa. A então não tinhamos visto nenhuma notícia em uma era pré twitter ou smartphones.
11 de setembro já era tinha um ar triste para nós porque a avó do meu marido tinha falecido no dia anterior na República Dominicana e grande parte da  família estava com a viagem marcada para o funeral. Para aumentar a nossa angustia minha sogra tinha embarcado de manhã cedo de Miami para Santo Domingo. Sem ter como entrar em contato com a American Airlines seguimos para casa. Todos os pedágios estavam desativados e muitos carros de polícia nas ruas. Chegamos em casa, ligamos a televisão e começamos a entender a magnitude da tragédia.
Foram horas angustiantes até receber a notícia que o voo da minha sogra tinha chegado a República Dominicana. Sua sorte foi que o voo tinha saído as 7 manhã de Miami e a FAA decidiu que o voo deveria seguir até o destino final ao invés de retornar aos EUA. Mas o resto da  família não teve a mesma sorte. Ficaram presos no aeroporto Kennedy em Nova York por horas,  já que todos os voos tinham sido cancelados.
Os dias após a tragédia foram tristes e sombrios. Nunca tínhamos ouvido falar de Osama Bin Landen. Quem era esse cara que odiava tanto os americanos? Não apóio a política bélica americana e questiono muitas decisões que são tomadas pelo políticos, mas odiar uma nação inteira por atitudes tomadas pelos governantes na minha opinião é ignorância.
10 anos se passaram e cá estou eu morando em Nova York. A cidade se recupera a passos largos. A cidade que nunca dorme continua muito segura e isso é umas das principais razões que eu adoro morar aqui.
Como o destino prega peças inusitadas, aquele mesmo professor que deu a notícia na sala de aula da UCF hoje vive aqui em Nova York e outro dia meu marido trombou com ele na rua. E assim a vida segue.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário